Secretários Municipais de Educação de catorze municípios da regional do Baixo Parnaíba maranhense participaram de uma formação do SisPCR


Secretários Municipais de Educação de catorze municípios da regional do Baixo Parnaíba maranhense participaram de uma formação do SisPCR – programa do Ministério da Educação que discute a reestruturação dos Planos de Carreira e Remuneração dos profissionais da educação no Brasil.

Essa formação foi ofertada pela UNDIME, MEC e Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e realizada na cidade de Chapadinha entre os dias 8 e 10 de maio.

O professor Dr. Alberto Louzeiro, explica que a intenção do MEC é corrigir inconsistências nos planos de carreira e criar uma isonomia salarial para os profissionais da Educação.


Rosário Dias, Secretária de Educação de Água Doce do Maranhão, falou da importância dessa formação para não cometer erros na gestão.

A professora Conceição Azevedo, do município de Brejo, disse que além da valorização é preciso pensar na educação como mudança.

Yara Raquel, técnica do município de Santa Quitéria, comentou que essa formação ajudará na alimentação do sistema.

Franciane Melo, secretária de Educação de Santana do Maranhão disse ser de extrema importância para a valorização do magistério.

O secretário de Educação de Paulino Neves, Lázaro Xavier, acompanhou a formação juntamente com sua equipe de assessores.

A secretária de Educação de Tutóia, Rosana Aquino, participou do encontro juntamente com o assessor jurídico Dr. Lisandro, com a técnica Suely e Antonio, operador do sistema financeiro da Educação.
Secretário Lázaro Xavier e Secretária Rosana Aquino 

Elivaldo Ramos, sindicalista também participou da formação e disse que é de grade relevância o sindicato participar porque essas informações obtidas servirão de embasamento para discussões com as prefeituras.

Elivaldo Ramos e o professor Dr. Alberto Louzeiro 
Após essas discussões os Planos de Carreira serão reelaborados e sancionados nos munícios e inseridos numa plataforma on line mantida pelo MEC.

Os prazos para atualização e envio de informações estão abertos até o dia 11 de julho de 2017, quando a plataforma se fecha. E, os municípios que perderem os prazos que serão notificados e poderão ter complicação com os recursos financeiros da educação. Como, por exemplo, bloqueio do fundo.


Além da formação de Chapadinha, ocorreram formações também nas regionais de SÃO JOÃO DOS PATOS e ROSÁRIO. O próximo encontro, que ainda não tem data, acontecerá na cidade de Brejo-MA.



















Comentários