Paulino Neves recebe conferência que discute a criação do comitê da bacia hidrográfica do Rio Preguiças

A conferência foi realizada nesta sexta (19) pelos representantes da SEMA-Secretaria de Estado de Meio Ambiente, com o apoio da prefeitura de Paulino Neves.

Participaram da palestra o poder público Municipal de Paulino Neves, representado pelo Sr. Paulo Rocha Castro, Secretário Municipal de Meio Ambiente, a chefe de gabinete Rafaela Sousa, o Secretário Adjunto de Turismo, Edison Cleyber. Além de representantes do poder público das cidades de Barreirinhas e Tutoia,  e ainda, ribeirinhos que residem à margem do Preguiças e da Sociedade Civil Organizada.

A palestra abordou pontos críticos denominados de conflitos e problemas existentes relacionados ao uso do rio. E, a partir das discussões ficou a proposta de criação de um regulamento para a melhor utilização do rio.

“Para garantir a continuidade dos recursos hídricos para as próximas gerações, a equipe da Sema está produzindo um trabalho de análise das águas superficiais. Com esse estudo hidrogeológico, a Sema estuda o comportamento das águas, formulando projetos de capacitação hídrica. O estudo também garantirá a melhor exploração das reservas de água, do rio Preguiças” explicou Daniel da Luz, geólogo da SEMA. 



Saiba o que é um Comitê de Bacia Hidrográfica
Os Comitês de Bacia Hidrográfica são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e existem no Brasil desde 1988. A composição diversificada e democrática dos Comitês contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão. Os membros que compõem o colegiado são escolhidos entre seus pares, sejam eles dos diversos setores usuários de água, das organizações da sociedade civil ou dos poderes públicos. Suas principais competências são: aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia; arbitrar conflitos pelo uso da água, em primeira instância administrativa; estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água; entre outros.

Para saber mais sobre os Comitês de Bacia, clique aqui

Fonte: http://www.cbh.gov.br/GestaoComites.aspx

Comentários