quarta-feira, 19 de abril de 2017

Resumo da sessão da Câmara de Vereadores de Tutóia do dia 17 de abril de 2017


Vereador Paulo Rogério sugeriu a reformulação urgente do Plano Diretor e cobrou ao presidente da Câmara a prestação de contas dos recursos que são repassados à Casa.
O que é o Plano Diretor?

Vereador Wiliam Silva, voltou a cobrar a iluminação públicas, aliás, este é um ponto que carece de comentário, pois há uma empresa responsável por executar esse serviço e nas redes sociais existem inúmeras reclamações sobre ruas escuras em todo o município.

Foi discutido também a ausência de um portal da transparência na Câmara Municipal e na prefeitura para publicações de leis e de entradas e saídas dos recursos públicos. Nesse ponto veio à tona a discussão da empresa Oceana em negar informações ao Vereador Raimundo Sintraf. O pedido foi feito sobre o valor do repasse dos impostos (ISS) ao município de Tutóia.

Vereador Raimundo Sintraf reivindicou que as tramitações dos projetos fossem feitas com mais rapidez, encaminhou um requerimento pedindo audiência pública  com a Guarda Municipal, Ministério Público, gestor, delegacia, Sindicato dos Servidores e sociedade  Civil; apresentou a emenda substitutiva a lei do plantão 24 h  de farmácia e drogarias;  reivindicou pela terceira vez que o poder público tome providências em limpar as ruas do Distrito Barro Duro que se encontram cheias de Mato e revitalização da rua da ponte velha, assim como as ruas do Bairro São José; Pediu que o município tente resolver a situação de umas correntes colocadas na rua do Banco do Brasil pois estão lesando o direito de ir e vim dos cadeirantes, deficientes e idosos; Solicitou que o governo resolva a situação dos banheiros públicos que encontram-se fechados (tanto os da avenida quando os da rodoviária); solicitou verbalmente que se resolva a situação do sinal de TV. Por fim elogiou a atitude do governo em em fazer reparos na estrada que liga o povoado São Bento a Buritizinho, tais reparos já tinham sido reivindicados pelo vereador.

Um popular manifestou-se da galeria durante toda a sessão sobre atrasos de salários de várias pessoas que estão, segundo ele, contratados desde janeiro deste ano, aliás, esta também é uma situação que está sendo muito discutida na rede social.

Vereadora Jamilza, reclamou do canal de TV que, segundo ela, está fora do ar há muito tempo. Reclamou ainda que os banheiros públicos da Avenida Paulino Neves ficam fechados com cadeados, exatamente nos horários em que o povo que vem do interior do município precisa destes, uma vez que ficam à espera dos transportes na avenida.

Vereador Paulo Roberto comentou que o governo tem recebido muitas críticas no Parlamento e, portanto, estaria na hora do governo nomear uma liderança na Casa para informar e responder às dúvidas levantadas.

Vereador Viriato se somou ao comentário do vereador Wiliam e disse que rodou comunidades como Arpoador, Seriema e outras e estas precisam da visita das equipes do governo para ver de perto suas necessidades.

Vereador Nilson disse que o executivo pediu retirada do projeto de Lei do Turismo para fazer emendas, mas emendas só poderiam, nesse caso, serem feitas pelos legisladores.

Outra situação discutida foi a falta de apoio ao esporte de Tutóia. Na nossa opinião a Secretaria de Esporte deveria criar um calendário esportivo com competições oficiais do município e ou catalogar todas as competições feitas nos vários povoados para poder alocar recursos a estas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Tutoiense nato, professor de Geografia da rede municipal e particular de ensino em Tutóia e Paulino Neves, Licenciado em Geografia pela UESPI e Pós Graduado em Educação Ambiental pelo IESF, Pós Graduado em Gestão Pública Municipal, UEMA, 2016. Este blog é um blog de reportagens de acontecimentos e também de publicação de imagens (fotos). Sou um apaixonado por fotos. Nascido em 1980. Fui presidente de Associação de Moradores do povoado Bezerro (Tutóia-MA). Atualmente estou presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Tutóia, Paulino Neves e Santana do MA. Milito em ações sociais nesses municípios.