Orquestra Funffec de Cordas se apresentou em Tutóia na tarde desta quarta-feira(21)



O Armazém Paraíba, filial situada na Rua Celso Fonseca no centro de Tutóia-MA, promoveu nesta quarta-feira (21) uma belíssima apresentação da orquestra Funffec de Cordas da cidade de Luiz Gomes, Rio Grande do Norte. A orquestra de cordas é mantida pela Fundação Francisca Fernandes Claudino – Funffec e pelo grupo Claudino S/A.

A Escola Profissional Francisca Fernandes Claudino, do município de Luiz Gomes/RN, é pioneira no ensino profissionalizante na região. Fundada em 25 de julho de 1969, pelo Pe. Raimundo Osvaldo Rocha, pelo empresário João Claudino Fernandes, diretor (à época) e Presidente/Mantenedor, juntamente com a professora Francisca Cavalcante de Souza.
 
A Escola recebeu o nome em homenagem à patrona perpétua do educandário, Francisca Fernandes Claudino, esposa do Sr. Joca Claudino Fernandes e mãe do Sr. João Claudino Fernandes.
 
Segundo o Maestro Leandro Oliveira que é professor de música na cidade onde é mantida a escola da orquestra, o objetivo principal “é promover a inclusão social através da música, composta quase que exclusivamente por crianças e jovens de classe baixa e em risco social, oriundos de famílias baixa renda e da agricultura. [...] ensinamos crianças com idades a partir de 6 anos. Na apresentação de hoje aqui em Tutóia trouxemos 23 jovens com a média de idade de 16 anos” informou ele.
 
O diretor do grupo Rodrigo Santos informou que ontem estiveram em uma apresentação do Paraíba de Parnaíba-PI e ainda esta semana estarão em outras cidades. E a próxima semana a apresentação será na capital do Piauí, Teresina-PI.
 
A Orquestra em apresentação no exterior

O grupo já representou o nosso país no importante festival de música realizado na cidade de Québec, no Canadá, no período de 15 a 25 de agosto deste ano. O Festival foi promovido pela International Fédération Eurochestries, entidade sediada na França que incentiva e coordena o trabalho de orquestras juvenis em vários países da Europa, América do Norte e América do Sul. A orquestra de Luís Gomes foi escolhida pela federação para mostrar o talento da música brasileira no evento sediado no Canadá, especificamente em algumas cidades da província de Québec.

Acesse aqui a página do facebook: https://www.facebook.com/funffec.luisgomes
Página oficial da orquestra: http://www.funffec.org.br/

Comentários