Governo lança edital de licitação para implantação do sistema BRT na ilha de São Luís


O Governo do Maranhão lança nesta sexta-feira (09), por meio da Comissão Central Permanente de Licitação e da Agência de Mobilidade Urbana, o edital de licitação para implantação do Sistema de Transporte tipo BRT (Transporte Rápido por Ônibus) na ilha de São Luís.

O processo licitatório seguirá na modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC), para a contratação da empresa especializada para a elaboração dos projetos básicos e execução das obras de reestruturação da Avenida dos Holandeses e Litorânea, com a implantação do corredor.

A licitação para o BRT faz parte de um conjunto de intervenções do ‘Projeto de Reestruturação das Avenidas dos Holandeses e Litorânea’ realizado pelo Governo do Estado, por meio da MOB e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) que visa qualificar o Sistema Viário de São Luís, promover a dinamização e interligação dos municípios da grande ilha.

Com a implantação do transporte tipo BRT, o Governo do Estado visa dinamizar a circulação de transporte coletivo metropolitano, dispondo de dois Terminais de Integração, proporcionando mobilidade urbana rápida, eficiente e segura ao usuário. O diferencial é que o sistema Binário irá garantir vias paralelas funcionando em sentidos opostos.

COMO FUNCIONA

O Bus Rapid Transit (BRT) é um tipo de sistema de transporte público baseado no uso de ônibus.

Um verdadeiro sistema BRT geralmente tem design, serviços e infraestrutura especializados para melhorar a qualidade do sistema e remover causas típicas de atrasos.

Às vezes descrito como um "metrô de superfície", o BRT visa combinar a capacidade e a velocidade do veículo leve sobre trilhos (VLT) ou do metrô com a flexibilidade, baixo custo e simplicidade de um sistema de linhas de ônibus.

Comentários