Ejaculação frequente ajuda a prevenir câncer de próstata

POR REDAÇÃO DE MINHAVIDA.COM
Uma nova pesquisa sobre saúde pública, feita pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, descobriu que ejacular com frequência pode reduzir o risco de câncer de próstata. Os pesquisadores acompanharam cerca de 32.000 homens, na faixa dos 20 anos de idade, por cerca de 18 anos. Neste período, quase 4 mil participantes foram diagnosticados com câncer de próstata.
Constatou-se que homens com idades entre 20 a 29, que ejaculavam 21 vezes ou mais no mês, tinham 19% menos chances de serem diagnosticados com câncer de próstata do que aqueles que ejaculavam com menos frequência, entre 4 e 7 vezes por mês. Além disso, o benefício não acontece apenas para homens jovens. Homens entre 40 e 49 anos, que ejaculavam 21 vezes no mês, reduziram o risco de desenvolver o câncer em até 22%.
"Embora nossos resultados devam ser confirmados com outros estudos que avaliem os mecanismos biológicos sobre as associações observadas, os resultados sugerem que a ejaculação e a atividade sexual segura durante a vida adulta pode ser uma estratégia benéfica para reduzir o risco de câncer de próstata", comenta a líder do estudo Jennifer R. Rider.
Os pesquisadores acreditam que a ejaculação gera uma limpeza frequente da próstata, reduzindo as chances de infecções que podem provocar tumores na região. "Eu não acho que nós precisamos dizer aos homens 'se você não usá-lo, você vai perdê-lo'. O homem precisar ir a um especialista com frequência, a visita serve para examinar e promover os cuidados preventivos e de bem-estar", relata o Dr. John Gore, um pesquisador de urologia da Universidade de Washington, em Seattle.
Novas pesquisaram ainda serão realizadas para corroborar se essa quantidade de ejaculação por mês não irá acarretar em outros problemas. Contudo, eles relembram que as vantagens da ejaculação vão além da quantidade e da ocasião, seja ela em uma relação sexual ou na masturbação.

Comentários