Maranhão receberá visita de Pepe Mujica ex presidente do Uruguai

Foto: google
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada, representou o Governo do Estado em visita ao Uruguai. Na oportunidade, o secretário foi recebido pelo ex-presidente e atual senador Pepe Mujica. O objetivo do encontro foi estreitar os laços acadêmicos e governamentais com o país que contabiliza avanços nas tecnologias da informação e comunicação. Em nome do governador Flávio Dino, Jhonatan Almada convidou o senador a visitar o Maranhão. Pepe Mujica aceitou o convite e deve visitar o estado ainda no segundo semestre de 2016.

De acordo com o Jhonatan Almada, esse é um momento único de grande importância para o Governo do Maranhão. “Fui recebido pelo senador no parlamento Uruguaio. Na oportunidade destaquei os avanços alcançados pela gestão do governador Flávio Dino, dando relevância especial para o programa “Mais IDH” e para a implantação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Expliquei a importância desses programas na condição da vida do cidadão maranhense”, disse o secretário.

Na ocasião, Mujica comentou a atual situação política do Brasil, falou da necessidade de integração dos países de um continente comum como é o caso da América Latina. Ele citou o problema da concentração fundiária que existe no Brasil e que, segundo ele, atrapalha o processo de desenvolvimento. Além disso, o senador lembrou a crise de confiança que se criou em conjunto com a econômica.

Por fim, Pepe Mujica ressaltou a importância de integrar os pesquisadores de diferentes países em torno de projetos de interesse comuns, trabalhando em rede.

Segundo Mujica, para que possamos fazer diferença no mundo, precisamos ter políticas comuns no âmbito da educação, ciência, tecnologia e inovação.

“O Uruguai é um país que tem uma estabilidade política invejável que já dura mais de 20 anos. Lá não existe reeleição, mas mesmo assim conseguem ter a continuidade das políticas públicas. Um exemplo disso é o Plan Ceibal, que democratizou o acesso à tecnologia da informação para todos os estudantes de escolas públicas do Uruguai”, comentou Jhonatan Almada.


O secretário destaca que Pepe Mujica é uma referência internacional no campo político que desfruta da respeitabilidade do povo do Uruguai e da comunidade internacional. “O Governo do Maranhão reconhece a importância desse homem”, concluiu Jhonatan Almada.

Comentários