Falece de causas naturais o ex-prefeito Antônio José Neves Rodrigues: "O criador do Arraial de Tutóia"

Antonio José estava há dias moribundo e não resistiu mais prestes a completar 92 anos de idade e deixa amigos e familiares consternados com seu falecimento. O seu falecimento aconteceu agora a pouco em sua residência na Avenida Paulino Neves (centro da cidade).


Um comentário na rede social diz que "Antônio José foi o maior Prefeito que teve a Tutóia. Homem público de visão, reconhecendo o potencial turístico de sua cidade construiu a pista de pouso de aeronaves (O Beirão), resgatou a DANÇA DO CAROÇO, calçou a rua para a praia da Barra, recepcionou artistas globais como Regina Duarte e o Cartunista Ziraldo que, após a visita à cidade dedicou a Tutóia duas páginas inteiras do PASQUIM, onde confessou haver caído no box do banheiro da casa de Jaime Souza, em São Luís, após haver entornado um coco d'água inteiro cheio de tiquira, presente do Prefeito. Por essas e outras, desde a campanha vitoriosa para Prefeito, adota até hoje o slogan: "TUDO É FESTA!", slogan que o manteve vivo e alegre até hoje, pra alegria de seus familiares, como a mim, O Pereirinha, seu sobrinho."

Antonio José Neves Rodrigues foi quem deu visibilidade e tradição às festas juninas de Tutóia (O Arraial de Tutóia).

Antônio José Neves Rodrigues (foto), nascido em Tutóia, a 10 de julho de 1925, é filho de Delmar Rodrigues e Adalgisa Neves Rodrigues. Ele, parnaibano, filho de Delbão Francisco Rodrigues e Horonina Rodrigues. Ambos donos de salinas em Tutóia. Ela, tutoiense, filha de Paulino Neves, o fundador da cidade. É irmão do padre Jocy Neves Rodrigues (falecido), de Maria de Lourdes Neves Rodrigues e Terezinha de Jesus Rodrigues Pereira (falecida), por ordem de nascimento.


O primário estudou em Tutóia. Seguiu para São Luís, estudando três anos no Seminário Santo Antônio, depois no Colégio Marista e Colégio São Luís, do professor Luís Rêgo. Foi trabalhar na loja Ford, do Grupo Moraes. Conheceu a jovem oeirense Maria Siqueira, com quem casou e teve o filho Delmar Neves Rodrigues.


Retornou a Tutóia. Candidatando-se, nas eleições de 3 de outubro de 1955, pela UDN, à prefeitura da cidade, tendo como vice Antônio José de Oliveira, o Antônio Severo. Seu adversário era Felipe de Almeida Ramos, poderoso comerciante do Rio Novo, que tinha como vice Celso dos Santos Veras, que foram os vencedores, com a cumplicidade do juiz da comarca Pérsio Martins da Silveira, primo, protegido e indicado por Lister Segundo da Silveira Caldas, deputado federal e do grupo de Nemésio Gomes Neves, que os apoiava, juntamente com o senador Vitorino Freire. O candidato Antônio José Neves Rodrigues nunca deixou de dizer que o juiz anulou urnas de redutos importantes que lhe eram favoráveis. Felipe de Almeida Ramos e Celso dos Santos Veras assumiram a 31 de janeiro de 1956, respectivamente os cargos de prefeito e de vice prefeito.

Nas eleições de 3 de outubro de 1960, candidatou-se novamente, concorrendo com Celso dos Santos Veras, vice-prefeito na gestão de Felipe de Almeida Ramos, o vencedor.
Nas eleições de 15 de novembro de 1972, candidata-se, pela terceira vez, à Prefeitura de Tutóia, tendo como vice José Mariano, liderança do povoado Porto de Areia. Apesar de tanto tempo afastado, ainda mantinha viva a sua imagem junto aos correligionários, que prometeram empenho na campanha. Seu adversário foi Manoel de Jesus da Silva, o Manoel Braulino, também veterano em eleições. A disputa foi acirrada, mas dessa vez ele levou a melhor.

Casou-se, em segundas núpcias, com Darli, com quem teve os filhos José Carlos, José Henrique, José Antônio, Cristina e Maria Aparecida. Casou-se, em terceiras núpcias, com Maria, com quem teve o filho José Roberto.

Comentários