Tutóia registra o primeiro caso de microcefalia: veja outros casos no Maranhão

Segundo a enfermeira Nayandra Dias, plantonista do Posto de Saúde do Bairro Comum, a mãe do bebê -  que veio a óbito cinco dias após o nascimento - informou que contraiu o zika virus no início da gravidez e a Secretaria de Saúde está investigando para detalhar o caso. O bebê nasceu ainda no mês de fevereiro deste ano.

Mas a Secretaria de Estado de Saúde já contabiliza em suas estatísticas como registrado esse caso de microcefalia em Tutóia.

Ainda de acordo com a enfermeira que nos prestou informações por telefone um segundo caso suspeito está também sob investugação.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que até esta segunda-feira (14), no Maranhão, de acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), o total de casos notificados de microcefalia de 2015 a 2016 é de 219.
Destes, 27 casos de microcefalia foram descartados e 43 casos foram confirmados. 149 casos estão em investigação no Maranhão em 75 municípios.
Os municípios com casos confirmados são: Anapurus (1), Apicum-Açu (1), Axixá (1), Barra do Corda (2), Chapadinha (1), Colinas (1), Coroatá (1), Grajaú (2), Lagoa Grande do Maranhão (1), Mata Roma (3), Miranda do Norte (1), Paço do Lumiar (4), Paraibano (1), Pindaré-Mirim (1), Presidente Dutra (2), Presidente Vargas (1), Santo Antônio dos Lopes (1), São Domingos do Azeitão (1), São José de Ribamar (1), São Luís (13), Trizidela do Vale (1), Urbano Santos (1) e Vargem Grande (1).
Ocorreram cinco óbitos que estão em investigação: São José de Ribamar (1) em dezembro de 2015, Pedreiras (1) em fevereiro, São Luís (1), Tutóia (1) e Serrano do Maranhão (1) em março de 2016.

Comentários