O legislativo de Tutóia prossegue em crise e os interesses do município não são prioridades

Essa matéria foi publicada no blog do Ariston Caldas, julguei relevante publicá-la também.
Há mais de um ano que os vereadores da base aliada do prefeito e os vereadores de oposição, travam uma batalha judicial pela Mesa Diretora da Câmara e por essa razão os interesses do município sofrem as consequências. 

O município de Tutóia está abarrotado de problemas, mas  o legislativo do município pouco faz para que o executivo  os  solucione. 

 A competência de fazer é do executivo, no entanto a competência de fiscalizar é do legislativo. É na porta do legislativo que o cidadão ao  sentir seus direitos violados devem bater.   

Fiscalizar é caminho natural do legislativo, mas quem é que vê  neste município vereador  fiscalizando? Falar! um e outro vereador falam, cobram, mas melhor seria se partissem para o corpo a corpo,  ouvir e sentir os anseios do povo, pois, o vereador, o prefeito, o deputado e etc que não ouvir o povo, não está para o povo. Está para outra coisa que não é servir o povo.

A saúde continua deficiente, mas existe vereador aliado do prefeito que diz não existir recursos suficiente para atender o município. Mas ele não lembra que, quando foi para votar o orçamento do município, alguns vereadores da oposição propuseram  uma emenda para acrescentar  recursos para a SAÚDE, proposta que não foi aprovada pelos vereadores aliados do prefeito.      

É UM ABSURDO IR ATÉ AQUELA CÂMARA E VER VEREADOR SEM ABRIR A BOCA, ENTRAM CALADOS E CALADOS PERMANECEM. LÁ SÃO POUCOS OS QUE DEFENDEM AS CAUSAS DA POPULAÇÃO. MAS TODOS SABEM DAS CARÊNCIAS DO MUNICÍPIO.    

SER VEREADOR NÃO É SER CONIVENTE E OMISSO AOS ERROS COMETIDOS PELO EXECUTIVO, MAS PARA BARRAR TODO TIPO DE INJUSTIÇA COMETIDA POR UMA MÁ GESTÃO. TUTÓIA NÃO SENTIRÁ FALTA DE VEREADORES QUE COMUNGAM COM TANTOS DESCASOS. 





Veja algumas reclamações que este blog recebe constantemente:   

Caixa d´água do povoado Santa Clara sem tampa ha  8 meses;
 Caixa d`água do povoado Santa Clara 2, só na estrutura ha  mais de 2 anos; 
Caixa d`água do povoado Tamboril  quebrada, Caixa d`água do povoado Buritizal quebrada  e etc; 
Escola do Povoado Jardim em situação precária, Escola do povoado Ananas prestes a cair; 
Saúde continua sem qualidade;
 Merenda escolar de má qualidade;
 Alunos sem transporte escolar ( Muitos alunos são obrigado a pagar transporte);
Transito caótico;
 Segurança publica ineficiente; 
Secretaria de Assistência Social quase falida;
 Ruas esburacadas. 
Estas são algumas das várias denúncias que chegam até este blog. Os blogs do Município mesmo com suas limitações e de forma voluntária, procuram levar ao conhecimento  das autoridades alguns problemas que afligem a população, mas não se percebe esforços de quem está no poder para corrigi-los.

Tutóia precisa de homens e mulheres comprometidos com o bem comum de todos. O município de Tutóia anseia por novas lideranças Jovens. Jovens no sentido mais profundo da palavra, mas jovens também na forma de conduzir a política pautada na honestidade, na  sensibilidade ao próximo.

Na sessão plenária de ontem 13/05/2015 compareceram apenas cinco vereadores (de oposição):

Antonio Chico, Binha, Christian Noronha, Elias e Pedro Agripino.

Vereadores que faltaram: Zé de Mar, Paulo Roberto, Maria do Carmo, Enilson Santos, Zé Orlando, Rafael Fonseca, Gean Lima e Alexandre Baquil.

Vereador Binha fez uso da Tribuna e contestou a forma que está dividido o município de Tutóia em em polos no desrespeito ao  concurso publico; Binha também comentou sobre a segurança  do município  e segundo ele acontecerá uma audiência publica aqui em Tutóia com o Secretário de  Segurança Publica do Estado. Binha esteve pessoalmente com o secretário para tratar de segurança e deste encontro resultou na proposta da audiência, faltando apenas marcar a data.
Binha sugeriu que a comissão de Educação percorresse o município para constatar a situação que segundo mais de 50% estão precisando de reforma, e sitou a escola do povoado Ananas que está prestes a desabar.


O vereador Chistian Noronha  falou da importância do espaço para população (Tribuna Popular) e que sempre irá lutar para que seja assegurado na Câmara a voz da população.

 Cristian falou da Comissão parlamentar de Inquerido onde sendo ele o requerente de uma CPI da educação,  que foi criada a mais de dois meses e não funcionou, pois nem o presidente e nem o relator da CPI foram escolhidos e, diante da inercia, solicitou que o Presidente Antonio Chico determinasse  uma nova CPI.
O vereador voltou a falar de documentação concreta que provam que os 5 milhões destinados a renumeração de professores em 2009 não foram utilizados para outros fins . Segundo o vereador varias denuncias da área da saúde estão chegando, e  se for preciso podem também criar uma CPI para investigar a saúde.

O vereador Elias pediu a convocação da Comissão de Educação para tratar de transporte publico uma vez que vários alunos de povoados diferentes estão pagando transporte para se locomover até as escolas. O vereador citou São Bento e Arpuador.



Imagens da Câmara praticamente vazia 

Comentários