Vereadores da base governista de Diringa Baquil insistem em realizar outra eleição da Mesa Diretora

Tudo com vultos nessa Casa e difícil de visualizar
a começar pelo plenário encoberto por esse vidro
O Presidente da Câmara de Vereadores de Tutóia, Alexandre Baquil, convocou uma sessão extraordinária para esta terça-feira (09) e constava da pauta dois projetos de Lei: um que altera a estrutura de cargos comissionados do governo e o outro autoriza o prefeito a fazer contratações por até 12 meses prorrogando por ATÉ mais 12, até que se realize o concurso público e dê posse aos novos concursados. O que não se sabe ao certo quando ou se ocorrerá esse concurso.

Além dos dois projetos acima vem novamente à pauta a questão da eleição do Presidente da Casa para o biênio 2015-2016. Situação essa que se arrasta desde maio e por várias vezes foram lidas decisões da justiça que ora suspendem o efeito de uma liminar, ora mantém uma decisão..

Na sessão de hoje mais uma vez se viu uma tentativa de Alexandre Baquil de se manter no poder. Ele colocou em votação um requerimento assinado pelos vereadores Enilson Santos e Rafael Fonseca requerendo que nova eleição da Mesa Diretora ocorra já nesta quarta-feira (10), ou seja, amanhã em sessão ordinária, considerando uma decisão da desembargadora Anildes de Jesus Bernardes Chaves Cruz, reveja AQUI, e também o Edital que previa eleição para o dia 12 de Novembro passado. Eleição que foi suspensa pelo Juiz da Comarca de Tutóia, reveja AQUI

Quatro partidos políticos [PRB, PSC, SDD e PRP] entraram em obstrução, ou seja, não votaram o requerimento posto em votação para que ocorra a eleição nesta quarta, alegando que teria de se baixar um novo Edital e dando novo prazo para registro de chapas e todo o trâmite legal e regimental. Mesmo assim, Alexandre Baquil pôs em votação o requerimento e até ele desceu da cadeira de Presidente para, mais uma vez, votar. 

Mas, segundo um advogado que assessora o blog, o Edital a que se refere o requerimento dos vereadores perdeu o efeito no momento em que foi suspenso pela justiça e, também, no momento em que os partidos políticos entraram em obstrução, o voto do Vereador Zé De Mar [que é do Partido PRB, do também Vereador Binha] não tem validade pelo fato de seu partido ter entrado em obstrução.

Alexandre Baquil, entretanto, alegou que o Regimento Interno é omisso quanto a questão da obstrução e disse que o voto de cada vereador é livre. Disse ainda, que sete não é seis, ou seja, que ele tem maioria na Câmara e pode facilmente ganhar. 

Já o  Vereador Zé Orlando foi categórico ao afirmar que essa é mais uma manobra política composta de erros e que tudo isso gerará delongas para a justiça, uma vez que já há um processo em andamento. Disse que trata-se de uma "maluquice, realizar duas eleições em um mesmo ano para a Mesa Diretora". 

O blog questiona, a partir do que ouviu de populares:

Quem afinal assumirá a Presidência da Casa em 2015? 

Que validade, tem para a Casa, as decisões do Juiz de Tutóia e de duas Desembargadoras do Maranhão? 

O Poder Legislativo de Tutóia respeita decisões judiciais ou zomba delas?

Até quando vai se arrastar essa lenga-lenga da Eleição da Câmara de Tutóia?

E o Orçamento, e a Lei do Concurso Público, e o Plano de Cargos e Salários do Magistério como ficam, quando serão tratados como prioridades?

Quando as necessidades populares serão levadas a sério pelo legislativo de Tutóia?

Comentários