SESSÃO DA CÂMARA: plenário vazio e decisão judicial que suspendeu eleição que aconteceria hoje

5x1 e nada de novo nesse jogo


Parafraseando Renato Russo "quem foi lá só pra assistir" não viu o que esperava, viu apenas uma Câmara vazia. Não fossem os quase cinquenta tutoienses que estavam na galeria pra "assistir" teria sido a mais vazia das sessões. A nova eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Tutóia anunciada e publicada através de novo Edital pelo Presidente Alexandre Baquil foi derrubada por nova decisão judicial a partir de novo pedido feito pela oposição.

Você percebeu que usei vária vezes os termos "novo" "nova". Pois é, um novo que não é novo. Trata-se da velha briga pela presidência da Casa que vem se arrastando desde Maio deste ano. Enquanto isso, todas as pautas como a do Concurso Público e do Plano de Cargos ficaram paradas.

Mas, foi sim uma nova tentativa - em vão - do Presidente Alexandre Baquil de uma nova eleição para derrubar outra eleição, ou mesmo ganhar tempo, ou ainda, confundir a justiça. 

Entenda o caso: Alexandre conseguiu, com pedido no Tribunal de Justiça do Maranhão suspender a eleição anterior - a que garantia Antonio Chico na cadeira - mas não de realizar nova eleição. A oposição mais uma vez recorreu e conseguiu que não houvesse nova eleição, mas que se aguarde o Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão julgar o mérito, ou seja, se mantém a primeira eleição ou se decide por haver outra eleição. Se ocorrer de anular aquela eleição, o vereador mais velho assume a presidência em Janeiro de 2015, no caso Zé Orlando, até que de fato ocorra uma eleição válida.

Na sessão de hoje nenhum dos SETE vereadores que compõem a base do governo Diringa compareceu ao plenário. Apenas os cinco da oposição, presentes, sob a Presidência do Vice Presidente da Casa, Antônio Chico, realizaram a sessão plenária de hoje. O Vereador Binha (oposição) não pode comparecer à sessão.

Agora vejamos o placar desse jogo: 5x1, e ainda não terminou. Vem por aí, digamos, um terceiro tempo. Ainda dá tempo de a oposição fazer mais um gol ou da situação suspender a partida, mas ainda assim sair perdendo.

Extra: O vereador Zé Orlando questionou em sua fala: "Por que não estão aqui os vereadores que iriam realizar a eleição de hoje ? O que terá motivado tal ausência? É triste ver que os caminhos tortuosos atendam caprichos  imorais e ilegais em Tutoia", disse ele.

Vereador Christian Noronha defende, em plenário, direitos dos servidores públicos de Tutoia atendendo a um pedido de ofício do Presidente do Sindicato dos Servidores de Tutóia, Elivaldo Ramos.

Um popular diz que nunca viu o governo ficar com medo e esvaziar um plenário da Casa. Todos os oito vereadores da base do governo faltaram à sessão de hoje. Apenas cinco vereadores estão na sessão.

Plenário Vazio
Esperemos então!!!!

Comentários

  1. Nobre blogueiro, o cenário da guerra afirma que o poder legislativo está rachado assim: Vereadores da oposição. Binha, Zé Orlando, Cristian Noronha, Pedro Agrepino, Elias, Antonio Chico. Da base do governo. Maria do Carmo, Jean, Zé de Mar, Alexandre Baquil, Enilson Santos, Rafael Fonseca, Paulo Roberto, é isso que quis dizer ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário