CARTA ABERTA AO MUNICÍPIO DE TUTÓIA


Enviado ao Blog pelo Técnico de Informática Paulo Sergio Cruz

Sou cidadão tutoiense, devemos eu e você participar da política em Tutoia. Para fiscaliza-la; cobrar mais serviços públicos; reivindicar direitos e cobrar mais do poder público, mas, na prática são poucos os cidadãos que participam e acompanham a vida política desta cidade. Aristóteles escreveu que a politica é a arte de fazer o bem comum. Não é o que acontece aqui. A maioria dos cidadãos tem uma visão negativa da política e diz preferir ficar fora dela. No máximo comparecer para votar, uma vez que o voto é obrigatório. Isto interessa aos políticos, pois o desinteresse leva à ignorância política ficando propicio para quem deseja praticar falcatruas com o mandato popular. Nos últimos anos perdemos muito, quando Tutoia esteve nas mãos de pessoas com pouca importância aos problemas reais de nosso município. Ao que parece, há um faz de conta em administrar, pois, o que se ver é apenas o trivial. Não há politica de distribuição do dinheiro arrecadado com os impostos; total descontrole de fiscalização do funcionamento das repartições públicas que prestam serviço à população; Não há elaboração das leis, por parte do legislativo. Neste ultimo meses a preocupação do legislativo de Tutoia é para escolha de presidente da câmera para o próximo biênio. Não há proposta e discussões reais, sobre o que realmente interessa ao povo de Tutoia.

Ainda é um pouco cedo para adiantar conclusões de pesquisas, como estas da enquete do blogueiro Neto Pimentel, mas já dá para dizer que, há poucos querendo se aventurar no sistema político. Alguns querem entrar porque acreditam que o sistema tem que ser mudado. Outros querem apenas nome. Todavia, não quero tirar o mérito das atuais lideranças politicas de Tutoia. Chico Canavieira, homem honrado e de uma luta exemplar na vida publica deste município, mas já foi derrotado em quatro eleições. É a decisão do povo. É claro, importam-se os motivos. Combater a compra de voto, promessas fantasiosas de campanhas e tantos atos ilícitos. Por isso, defendo o novo, da forma que ai está não se derruba o sistema. É preciso fazer uma reflexão. É estarrecedora a ignorância política que temos assistido. O povo está iludido por um sistema político que corrompe. A principal arma sempre foi à compra de voto e esta precisa ser combatida veemente. Através da compra do voto, políticos com maior poder econômico conseguem influenciar e colocam representantes no poder, dificultando a democracia. O exercício da politica deve combinar saúde, infraestrutura, educação, lazer, desenvolvimento econômico, no entanto, há cada vez mais um distanciamento entre estas demandas populares. Presenciamos as mesmas praticas ao longo do tempo, não representa efetivamente os interesses da população tutoiense. Para uma pequena minoria, que tem formação acadêmica; que são servidores públicos; tem seus empregos, acham que não depende da politica, mas a grande maioria de pescadores, lavradores, jovens sem expectativa nenhuma, não comunga o mesmo pensamento. São levados pelo engodo dos que querem iludir com promessas que nunca serão cumpridas. É preciso união de todas as lideranças para o bem comum de Tutoia e não aventurar-se em candidaturas próprias ao executivo. Isto só fortalecerá a situação e não haverá mudança real. Devemos optar pelo projeto politico que mais se aproxima dos valores que consideramos importantes. É preciso que saibamos neste momento crucial que temos o poder de influenciar na atuação politica de Tutoia. Esta escolha deve ser feita com consciência política, propostas do candidato e de sua viabilidade, além do histórico pessoal e político do candidato.

Amigos! Aqui estamos vivendo um verdadeiro faz de conta. Há quem diga que a atual gestão fez o que ostros não fizeram. Concordo até certo ponto. Esta é minha ótica, mas, não é o suficiente para uma população de quase 60 mil habitantes. Devemos considerar que o país vive um momento diferente daquele anterior. Não há como não fazer as politicas publicas do governo federal. É preciso consciência, saber votar e responsabilidade para com todos. Nem sempre sabemos fazer a escolha correta. Tutoia vive sem seu maior bem natural: água potável e mesmo assim depositou confiança na atual gestão, reelegendo-o. E o que foi feito desta confiança? Falta, portanto, politicas publicas que realmente ajude a população de Tutoia. Resolver problemas deste tipo deveria ser a principal função do executivo e legislativo de Tutoia. Ficar na dependência do governo federal é péssimo. Aqui nada se cria, não se articula, não se arrecada, em uma terra tão rica para o cultivo e o turismo.

Devemos participar nas diversas etapas; fazer com que o dinheiro público seja bem aplicado, que atenda da melhor forma possível às necessidades deste município, afinal de contas, se ele for mal aplicado isto pode significar menos escola, menos posto de saúde, menos água encanada... Significa mais desemprego e desesperança. A falta de dinheiro exige que o município seja bem administrado e que o dinheiro público seja usado com competência. É obrigação do prefeito e dos vereadores organizar as despesas do município. Arrecadar é uma das principais metas da prefeitura e esta não arrecada. Com este dinheiro ela viabiliza suas obras, paga o salário de seus funcionários e mantém as ruas limpas. Infelizmente, grande parte da população desconhece a atividade dos parlamentares, por esse motivo não os cobram. A politica não acaba após a eleição. Todos, devemos nos empenhar pela possibilidade de transformações políticas. O prefeito e os vereadores são os que decidirão se o dinheiro público do município vai ser bem empregado. É preciso renovação politica. Precisamos participar mais. Apresentar um projeto alternativo a esta forma politica que assola nossa Tutoia por anos. Renovar só o executivo não basta. São atribuições do legislativo fiscalizar o poder executivo, quando isto não acontece, são no mínimo condizentes com o sistema. O legislativo de Tutoia não corresponde aos anseios da população. A população aumentou em todos os seus indicadores. É preciso urgentemente de uma renovação de nossos políticos e da comunidade tutoiense. 

Comentários