8 dicas para melhorar seu casamento

Algumas atitudes e gestos que fazem a diferença na vida cotidiana

 Algumas atitudes e gestos que fazem a diferença na vida cotidiana

Muitas vezes, a correria da vida nos leva a deixar de lado as coisas simples que alimentam as relações, especialmente o casamento. Evitar alguns maus hábitos, bem como realizar alguns gestos nos momentos mais oportunos, podem melhorar significativamente a vida conjugal.

Apresentamos, a seguir, dicas de pequenos atos que produzem enormes benefícios ao casal:

Dedicar tempo à vida a dois

Tempo de qualidade, de verdadeira dedicação ao outro, para escutá-lo, conversar e divertir-se juntos. Muitas vezes, os filhos, o trabalho, o lar e demais ocupações vão roubando o tempo do casal, até que esta acabe totalmente esquecida. É questão de propor-se e estabelecer este objetivo como prioridade.

Jamais gritar

Não deixar-se levar pela ira. É melhor ter fortaleza e domínio para controlar a raiva e irritação que se sente nas discussões. O grito é uma agressão, independentemente do que for dito. Moderação, educação e, acima de tudo, respeito.

Mostrar as falhas do outro com carinho

Delicadeza e assertividade são as chaves para dizer ao cônjuge os aspectos nos quais ele precisa melhorar. Ao dizer isso da maneira adequada, o outro será mais receptivo e considerará o comentário como uma sugestão construtiva, ao invés de um “ataque” ofensivo.

Dar o melhor de si

Esta atitude implica em sair do egoísmo para tornar a vida do outro mais leve: buscar agradar, ajudar, cuidar, e também evitar atitudes que possam desagradar ou ofender a outra pessoa.

Agradecer

Poucos conhecem a magnitude que pode ter uma palavra de gratidão na hora certa. Agradecer o cônjuge é dizer-lhe que seu ato tem um valor importante e por isso é retribuído.

Não deixar um problema sem resolver

A humildade é um valor necessário no casamento. É preciso esquecer os ressentimentos e rancores, confiar no outro e abrir-se ao perdão.

Pedir desculpas e reconhecer os próprios erros

Para muitos, pedir desculpas parece humilhante; mas é grande quem reconhece ser uma pessoa comqualidades e defeitos que luta diariamente para superar-se.

Alimentar o amor

Dizer algo carinhoso ao cônjuge todos os dias, cuidar dos detalhes – esses que vão se perdendo com o passar dos anos. Quando falta isso, o casal começa a viver segundo as circunstâncias, e não por amor.

Comentários