Saúde de Tutóia é um verdadeiro caos: falta medidor de pressão arterial

Estive na tarde de ontem (domingo) com minha esposa e meu filho de apenas quatro anos e não fomos atendidos.

Explico: meu filho passou mal e não me restou outra alternativa senão ir ao Hospital Municipal Lucas Veras. Chegando lá a emergência estava ocupada, apenas um médico  no plantão, foi o que me disseram e permanecemos por mais de uma hora na fila de espera e nada.

Perguntei a uma técnica de enfermagem se havia medidor de pressão para aferir a pressão do meu filho. Em resposta a atendente disse que não havia o aparelho infantil, mas que eu aguardasse o médico. Aguardei, aguardei... e nada.

Graças a Deus meu filho melhorou depois de ter ficado arroxeado, gélido e com sintomas aparentes de que estava com "falta de ar" e como demorava o atendimento reclamei:

"é inadmissível que um hospital que atende a uma população de mais de 55 mil habitantes não tenha sequer um aparelhinho. Isso é um absurdo. É uma desgraça." reclamei.

Uma das técnicas de plantão me ouviu reclamando e me veio com essa: "até o maior hospital de São Paulo tem problemas, gente morre em filas. (...) a saúde aqui hoje está ótima, melhor que antes".

Em resposta disse a ela que não se podia justificar o erro de Tutóia, a falta do mínimo no hospital daqui com o erro dos outros. Se fosse comparado com acertos eu concordaria. Mas com erros!!! Inaceitável!!!

Disse ainda que não se tratava de política  e nem de politicagem, mas de caso de doença, de saúde, de vidas e mortes por negligência em atendimentos. E que eu enquanto cidadão que pago impostos aqui, que sou tutoiense e, portanto, no direito de cobrar o que pago. Que mais do que necessário ser atendimento no sistema que é público.

E pra finalizar quero provocar aqui, com todo respeito, mas na qualidade de cidadão lesado do seu direito, o Senhor Prefeito e Senhor Secretário de Saúde, seu sobrinho: 

Os senhores levam seus filhos e ou netos àquele hospital -em situação lastimável- e aguardam na fila, com a criança agonizando, como visualizei ontem outra mãe e sua filha pra ser ou não ser atendido?

Os senhores garantem o básico em equipamentos e remédios com a verba que chega às suas mãos mensalmente e sem falhas?

Os senhores não tem o mínimo de sentimento em saber que nós, o povo que lhe colocou em seus postos e que tem como única alternativa o citado hospital e em algumas vezes seus parentes morrem ou mesmo agravam uma doença por falta desse mínimo hospitalar?

Quando, de fato, teremos nosso direito garantido?

Se estiver faltando verba, espaço, ou o que mais for preciso para melhorar a saúde de Tutóia que os Senhores encaminhem pedidos urgentes aos governos estadual e federal. Façam audiências públicas, coletem nossas assinaturas e reclamem na justiça, reclamem dos governos ou façam o que os senhores sabem que é necessário fazer.

Senão continuarei aqui mesmo de maneira solitária cobrando e criticando suas ausências e falta de respeito e de humanidade comigo e com o nosso povo.

Isso é absurdamente inaceitável senhor prefeito e senhor secretário.

Comentários