Após ser encerrada nesta quarta (21), sessão da Câmara de Tutóia foi reaberta com tumulto e mandado judicial

O que era pra ser uma sessão normal e com eleição da nova mesa diretora quase não ocorre. Os ânimos ficaram exaltados e houve, uma espécie, de bate-bocas.

Logo que iniciou foi encerrada pelo presidente Alexandre Baquil sob a alegação de a mesma estava sendo tumultuada pelo vereador Zé Orlando quando este questionou a Mesa Diretora dizendo havia "um erro na pauta em não incluir a eleição". O presidente disse que havia revogado tal eleição e, portanto, não haveria de ocorrer nesta quarta (21), já comentado em postagens anteriores.

Outro fato que surpreendeu a muitos foi quando Alexandre Baquil encerrou a sessão, o operador do som e os demais funcionários também se retiraram do recinto obedecendo ao mando do Presidente, mas retornaram tempos depois com a ordem judicial para reiniciar a sessão. Entretanto, a sessão foi tocada no gogó dos que insistiram em fazer a sessão de hoje.

Após ser encerrada e depois que os vereadores Alexandre, Maria do Carmo, Paulo Roberto, Enilson Santos e Rafael do São Bento se retiraram do plenário o vice-presidente Antonio Chico reabriu a sessão e a suspendeu por 15 minutos para a nova Mesa avaliar sobre a eleição. Nesse momento, um oficial de justiça escoltado por força policial entregou uma ordem judicial, que havia sido pedida pelos vereadores da chapa opositora, para reabrir a sessão sob pena de prisão se houvesse descumprimento. 

A sessão então foi reiniciada pelo Presidente Antonio Chico (concorrente a Presidente da Chapa de Oposição) que convidou o vereador mais idoso, o vereador Zé Orlando, para presidir a sessão de eleição. 

Zé Orlando assumiu a presidência e prosseguiu lendo o mandado judicial que reconhecia como legítima a decisão de haver a eleição e negando o edital de revogação da eleição.

Leu os nomes e componentes das duas chapas: Azul e Liberdade, Democracia e Defesa do Povo. E, mesmo com cinco vereadores ausentes a eleição ocorreu. A Chapa de Antonio Chico foi vencedora com sete votos contra um voto para a chapa Azul. Votaram os vereadores Ze Orlando, Christian Noronha, Ze de Mar, Antonio Chico, Gean da Seriema, Elias do Chico Elias, Pedro Agripino e Binha.

Muitos populares espremeram-se na pequena galeria da Casa e uma multidão de curiosos ficou em frente à Câmara. Bem como a Polícia Militar  e membros da Guarda Municipal de plantão no lado de fora. 

O blog entrevistou o novo presidente Antonio Chico (que deve assumir em 1 de janeiro de 2015) e este relatou com muita emoção que "eu tou muito grato (...) Tutóia tá de parabéns e vendo acontecer o que nunca tinha acontecido (...) é o primeiro passo que Tutóia está dando. (...) que essa Casa não vai decepcionar o povo. (...)" afirmou ele.

O vereador Ze Orlando disse que considera "uma vitória da democracia e mais uma vez a justiça se faz no momento exato. estamos dando uma virada de página na História de Tutóia. (...) a de de hoje dos vereadores que compõem a Câmara Municipal e, principalmente, da justiça dão ânimo para para prosseguir e nos enchem de entusiasmo para continuar (...) para desmontar o sistema que está aí podere e arcaico, oligárquico" foi enfático.

O vereador Christian Noronha afirmou que não há "de forma alguma [possibilidade de anulação dessa eleição]. (...) a maioria simples estava presente na sessão e a chapa que venceu [é legitima]" reforçou ele. Disse também que há um pensamento de levar as próximas sessões para os povoados.

Mas há os que não veem como grande coisa essa mudança de presidente. Segundo o professor Robert conhecido como Bob, "vejo mais como um engodo pra acalmar alguns corações aflitos aí (...) pois nosso município é movido por politicagem. (...) não acredito. (...) não dá pra gente sonhar" foi crítico.

Mas há quem vislumbre mudanças como o presidente da Associação do Povoado Mangueira, seu João, dizendo que "é um momento bom (...) e hoje foi decidida uma eleição pra mudar o presidente da Câmara. (...) e nós como presidentes de associações possa ser que hoje tenhamos o apoio desse novo presidente. (...) nós 'tamos'  muito contente" disse ele.

multidão no lado de fora

multidão na frente da Câmara 





galeria lotada


Ze Orlando presidente da mesa de votação e Christian Secretário

Decisão judicial




funcionários retomando as atividades






Comentários