Morre Donato Alves, cantador do Boi de Axixá

Artista estava internado no Hospital Getúlio Vargas.
Ele é autor da música "Bela Mocidade", regravada por vários artistas.

Do G1 MA

Donato Alves (Foto: Douglas Júnior/O Estado)Donato Alves morreu após complicações de um AVC (Foto: Douglas Júnior/O Estado)
Donato Alves, cantador e um dos principais intérpretes da música maranhense, morreu na tarde desta segunda-feira (10), em São Luís, aos 81 anos, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
Ele estava internado desde a última terça-feira (4), no Hospital Getúlio Vargas, em São Luís. Em abril do ano passado, ele foi internado no Hospital Carlos Macieira, após sofrer o AVC, mas recebeu alta em dezembro. Na semana passada, ele foi atendido na UPA do Parque Vitória e, posteriormente, encaminhado ao Getúlio Vargas.
Seu velório será realizado em São José de Ribamar, onde reside grande parte de sua família.
Em nota, a governadora Roseana Sarney lamentou a perda. “A cultura do Maranhãoestá triste hoje. Donato Alves era um mestre na arte de compor. Com simplicidade, sabia traduzir em poesia as belezas de Axixá, do Munim e do Maranhão. Donato e sua história de paixão pelo boi estão eternizados através de sua música, cheia de emoção e alegria”, afirmou.
Donato é autor de algumas das músicas mais famosas do Boi de Axixá, como "Bela Mocidade", regravado por Maria Bethânia; e "Essas Emoções", regravada por Zeca Baleiro.
Bela Mocidade
Quando eu me lembro
Da minha bela mocidade
Eu tinha tudo a vontade
Brincando no boi de Axixá
Eu ficava com você
Naquela praia ensolarada
E a tua pele bronzeada
Eu começava a contemplar
Mas é que o vento buliçoso balançava teus cabelos
E eu ficava com ciúme do perfume ele tirar
Mas quando o banzeiro quebrava
Teu lindo rosto molhava
E a gente se rolava na areia do mar
Essas Emoções
Não importa a noite
De qualquer maneira nós vamos brincar
Prepare seu coração
Para essas emoções
Que traço de axixá
O importante é que eu cheguei agora
Alegre como sempre
Feliz a cantar
Canta comigo amor
Dança comigo...
Balanceia meu cordão
Eu sei que você vai gostar
Eu quero ver o vento louco
Teus cabelos balançar
Eu quero ver o vento louco
Teus cabelos balançar
Balança e dança
Balança até cansar
Quero ver o vento louco
Teus cabelos balançar
Vem meu amor
Sem teu carinho
O meu cordão
É tão sozinho

Comentários