Tutóia: vereador Antonio Chico - da base governista- se indigna com a falta de políticas públicas e com a vinda da Governadora Roseana Sarney

Assista o vídeo embaixo

Ânimos exaltados dominaram nesta quarta-feira(13) o pinga fogo da Câmara Municipal, na sessão do dia em uma das pautas discutidas. 

À véspera da chegada da Governadora Roseana Sarney, foi uma das discussões entre os Vereadores, após o Presidente da casa ler o convite enviado ao Poder Legislativo, convidado toda bancada a está presente às 13:00 horas, em frente ao Palace Hotel, para a recepção da Governadora.

Ao fazer  seu discurso de protesto o Vereador Antonio Chico, do PSD, foi contra a vinda de Roseana Sarney, por não ter um respeito pelo povo desta cidade. Ambulância, hospital, água, estrada, segurança foram os temas que revoltaram o Vereador, ao dizer que ele não iria prestar sua homenagem a Governadora, pelo abandono político que fez esta cidade há muito tempo. E sua eleição como Vereador a mesma nunca havia lhe apoiado e não dependia dela para se manter Vereador.

Antonio Chico, usou da plenária para deixar bem claro que Roseana Sarney, não tem compromisso por essa cidade da forma que se encontra o estado crítico de esquecimento pelo Governo do Estado. Durante 18 minutos o Vereador descarregou o motivo de sua verdadeira revolta de insatisfação com o Governo Municipal e Estadual. Lembrou também até do ex. Governador Zé Reinaldo, que prometeu quando era Governador, colocar água em Tutóia, e nunca aconteceu.

O pinga fogo, ficou tão tenso que a Vereadora Maria do Carmo, ao fazer defesa sobre o protesto do Vereador Antonio Chico, foi fortemente repreendida por sua defesa a favor do desrespeito que há anos Tutóia vem sofrendo pelo Governo do Estado. O clima pesou entre Antonio Chico e Maria do Carmo, os mesmos da base do Governo Municipal. Indignado, o vereador abandonou a sessão antes mesmo do final.

O Vereador Zé Orlando (Partido Solidariedade), criticou sobre a vinda de Roseana à cidade de Tutóia, por falta de uma atenção a um povo que lhe oferece uma margem de votos muito confortável, mas o povo não é reconhecido. Como exemplo a falta de transparência sobre a água de Tutóia, caos na saúde pública, situação grave na segurança pública, um sistema falido sem médico, a falta de um centro hospitalar, ambulância sem mínima condições de remover um paciente para cidade de Parnaíba-Pi.

O Vereador apresentou também os valores que a saúde de Tutóia recebe por mês, afirmando que o montante supera 1 milhão de reais. Mostrou as imagens das pastilheira sem medicamento no hospital, e como estava carente por falta de médico em área específicas.

No decorrer das discussões o Presidente da casa Legislativa, atacou como sempre as imperfeições e falta de gestão constatada em vários temas abordados e denunciados pelo Vereador Zé Orlando. 

Outro momento do pinga fogo da casa, as afirmações do Presidente afirmar que o Prefeito estava tão preocupado com a situação da água que havia prometido dar uma resposta através da Caema, para a solução da tão sonhada água.

Protestou sobre a pauta, o Vereador Zé Orlando, ao afirmar na Plenária que Prefeito Diringa Baquil, estava completamente perdido e os 5 milhões não voltava mais. E seu discurso não iria convencer dia 14.11.2013, no palanque de Roseana Sarney, nesta quinta-feira.

A discussão e embate também foram fortes entre Alexandre Baquil e o Vereador Zé Orlando, nas discordâncias dos milhões da saúde pública de Tutóia.

Foi apresentado e entregue a cada um dos Vereadores o balancete da Câmara Municipal de Tutóia, em sua reforma sofrida recentemente. E Zé Orlando, voltou a cobrar os valores previdenciários que o Presidente garantiu através dos advogados brevemente estarão regularizados.

Enilson Santos, com discursos sem objetivo com a pauta do dia só cumpriu sua rotineira tabela da casa. O Vereador Cristian Noronha, falou na Plenária sobre as audiências públicas que irão ser realizadas com a empresa de Energia Eólica, na região e citou sobre a conversa que obteve com o Ministério Público.

O Vereador Fernando, popular Binha, com discurso de muita paz, voltou afirmar das invasões de terras ocorridas nos dias e que seria preciso a casa Legislativa, acompanhar para depois não serem penalizados por essas ações fora do comum. 

Estiveram Presentes: Alexandre Baquil, Pedro Agrepino, Maria do Carmo, Enilson, Cristian Noronha, Binha, Rafael, Zé Orlando e   Antonio Chico.

Deixaram de comparecer: Elias, Jean, Paulo Roberto e Zé de Mar. 


Comentários