Tutóia, Barreirinhas e Paulino Neves: Instalação de parques eólicos poderá gerar 2 mil postos de trabalho no Maranhão

A informação foi dada pelo presidente da Bioenergy Geradora de Energia durante o Encontro com Fornecedores em São Luis

Publicação: 24/07/2013 12:43 Atualização: 24/07/2013 12:48

Cerca de 2 mil postos de trabalhos serão criados com a implantação de parques eólicos no Maranhão. A informação foi dada pelo presidente da Bioenergy Geradora de Energia durante o Encontro com Fornecedores do Maranhão, que acontece, nesta quarta-feira (24), no auditório do Pestana São Luís Resort Hotel.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e a Bioenergy Geradora de Energia, com ação através do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF). Também participam do encontro representantes de empresas compradoras, apoiadoras e entidades.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, o encontro serve para apresentar a demanda de produtos e serviços para a implantação do projeto e possibilitar a interação entre empresas e investidores em mais um empreendimento no estado. "O objetivo principal é internalizar na economia do estado o máximo desses empreendimentos por meio de empresas locais e dos nossos trabalhadores. Quanto mais isto acontecer, melhor para o crescimento do PIB e a distribuição de renda no Maranhão", explicou Mauricio Macedo.

Ao todo, serão investidos R$ 4,5 bilhões. As obras estão em fase de terraplanagem e seguem no mês de agosto, após o período de chuvas.

Na oportunidade, o presidente da Bioenergy, Sergio Marques, disse que serão instalados 13 parques, contabilizando 377 aerogeradores. Eles produzirão aproximadamente 640MW de energia limpa e renovável e terão capacidade para abastecer uma região de até 1,5 milhão de pessoas.

"As obras civis das vias de acesso já começaram e as operações estão previstas para junho de 2014. A área de abastecimento envolve as cidades de Barreirinhas, Tutoia e Paulino Neves, podendo chegar até a São Luís", detalhou.

Marques destacou ainda a capacidade de geração de emprego na região. "Um dos principais focos da Bioenergy é que haja o engajamento de empresas e técnicos locais. A estimativa é que sejam gerados cerca de 2 mil postos de trabalho ao longo da implementação, com parte de mão-de-obra maranhense", acrescentou o presidente da Bioenergy.

O vice-presidente da Fiema, José Orlando Leite, que na ocasião representou o presidente Edilson Baldez, falou sobre o processo de capacitação. "Nós, por meio da Fiema, preparemos e capacitaremos quem se interessar para poder participar desse processo. Cada empreendimento desse é um gerador de riqueza e de emprego", pontuou.

Obras

No momento, a Bioenergy está construindo uma linha de transmissão de energia elétrica de 500 kV, com 240 km de extensão, que será interligada à subestação Miranda II da Eletronorte. A linha permitirá o escoamento da energia gerada.

A previsão é que as obras sejam concluídas até o fim de 2014.

Fonte: O Imparcial
http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/negocios/2013/07/24/interna_negocios,138343/instalacao-de-parques-eolicos-podera-gerar-2-mil-postos-de-trabalho-no-maranhao.shtml#.UfAohyHnqZs.facebook

Comentários