Processo contra Tiririca está perto do julgamento

O processo contra o deputado federal e humorista cearense Tiririca (PR-SP) que o acusa de ser analfabeto está pronto para ser julgado. Tiririca é acusado pelo Ministério Público Eleitoral de São Paulo de ter apresentado dados falsos à Justiça Eleitoral, durante sua campanha de 2010.
Sendo o humorista analfabeto, ele estaria descumprindo uma das exigências legais da candidatura a cargo político. Como defesa, Tiririca apresentou à Justiça documento que teria sido escrito por ele mesmo, de próprio punho. Á época, uma perícia solicitada pelo MP verificou que havia diferença entre a escrita do texto e a assinatura no fim do documento.
A partir de então, a Justiça aceitou a denúncia e iniciou uma ação penal contra o deputado. A denúncia é baseada no artigo 350 do código eleitoral e prevê reclusão de cinco anos e pagamento de multa a quem, entre outras coisas, forneça declaração falsa para fins eleitorais.
Atualmente, existem sete ações penais contra políticos no STF, prontas para julgamento. Um dos processos está na fila há cinco anos e envolve o deputado federal Fernando Giacobo (PR-PR), acusado de falsidade ideológica e crimes contra a ordem tributária.

Comentários