Me senti constrangido hoje de manhã com uma abordagem atípica de agentes públicos

Hoje de manhã fui abordado de maneira atípica por dois policiais de Tutóia. Atípica porque a policia não deve ser assim. Estava passando no Sindicato com meu filho menor e iria leva-lo pra casa quando os policiais me chamaram ao meio da rua. Os convidei pra entrar no Sindicato mas não quiseram. Eu saí e um deles me pediu para acompanha-lo até a Delegacia. Eu argumentei qual era a acusação. Ele apenas me dizia pra acompanha-lo até a Delegacia. Tornei a argumentar qual era a acusação e quais eram meus direitos e nada.
Acompanhei-o até a Delegacia e disse aos policiais que tinha de levar meu filho menor pra casa e não quiseram que eu saísse, que aguardasse o Delegado. Foi preciso o advogado que me acompanhava dizer que assumia a responsabilidade de eu poder levar meu filho em casa.
Aí eu pergunto: cadê os direitos previstos no Art. 5º da Constituição Federal, inciso XV que diz “é livre a locomoção no território nacional (...)”. Eu não fui acusado de nada. Então porque não posso levar meu filho em casa?
Agora à tarde devo dar depoimento sobre o que vi e o que cobri como blogueiro em Paulino Neves. E aí temos outra discussão: Art. 5º, inciso IX: “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença.”
A cobertura que fiz não tem a intensão de acusar ou livra, ou incentivar ninguém a ato nenhum, pelo contrário apenas informei a sociedade do fato. O que coloquei ajuda inclusive no trabalho da Polícia, tenho certeza.
Não tenho intensão de ocultar ou criar provas pra defender ou incriminar ninguém. Apenas fiz um trabalho, que é livre em nosso país.
Agora, digo me senti constrangido com a forma que fui abordado hoje de manhã na frente do meu filho de três anos e deixando-o, inclusive, com terceiros (por pouco tempo, mas foi o que ocorreu. E se eu não tivesse advogado ali na hora?). Ele não tem costume de ficar com estranhos.

Mas acho que tanto eu quanto os policiais que me abordaram são vítimas de uma desorganização política e falta de preparo por parte dos agentes públicos em preparar a polícia para o seu trabalho.

Acho que danificar um bem público é errado. Mas como já disse antes. Não vi o povo se juntando pra quebrar. Foi uma reação (que também me surpreendeu) de muitos a uma ação atípica da Polícia.

Comentários

  1. Isso é um verdadeiro absurdo, acredite q a justiça de Deus é maior. Acho que nossa sociedade está desprovida de todas as formas em que nos apegar a final se não a Deus. Fica aqui minha indignação pelo q aconteceu e digo q leio seu blog sempre e não vi nada d+ nas suas postagens.
    #Leleu

    ResponderExcluir
  2. Falta de respeito com o cidadão de bem. Todos temos o direito à livre expressão do pensamento e da opinião garantido pela constituição. Isso foi constragedor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário