O que é esse tal de dia do Meio Ambiente. E essas açõezinhas sem muito sentido e significado?

  1. No calendário marca 05 de junho como dia Internacional do Meio Ambiente e para se cumprir esse calendário, seguir o modismo do ambientalmente correto e posar de amigo da natureza, as pessoas preparam discursos ( e aí os políticos se encaixam bem, assim como outros...) vestem uma camisa PINTADA, fazem atividades, uma zoada qualquer, se veste de arvore, faz uma gracinha, mas sai bem na foto. 
    A sociedade está com esse discurso pronto faz tempo, todo ano o repete, gasta uns “dinheirinhos” em conferencias, campanhas, em fim. Infelizmente não posso concordar com ações isoladas e ainda repetir o que já é quase um bordão “Valeu pela iniciativa”. Está justamente aí o X da questão, essas ações isoladas sem resultados é proveniente daquilo que não tem continuidade, apenas se começa, e logo MORRE, morre na INICIATIVA. 
    Dos governos não espero muita coisa, desde as lideranças mundiais às locais, não se percebe real comprometimento. Projetos, documentos, acordos, são muitos os que já foram elaborados, e diga-se de passagem, muito bem elaborados, MAS NO PAPEL, nas gavetas dos gabinetes e sobre isso não preciso me alongar, todos já sabem. 
    Minha esperança como sempre se remete às escolas por ser uma instituição que trabalha formação, transformação de mentalidades. Infelizmente o que vejo é tão somente a reprodução de uma cartilha já pré elaborada. Ações isoladas não transforma uma questão tão abrangente, desfiadora,séria e complexa na vida de uma população tão acomodada e incrédula no que tange às questões ambientais. O mesmo que juntou o lixo do chão hoje, o joga amanhã, o que se vestiu de roupa reciclada, amanhã diz está pagando mico, assim como as demais atividades engraçadas. Será isso uma ação transformadora? Essas pessoas sensibilizaram-se com um tema gritante como esse? Às crianças, principal agente transformador e nossa única maneira de garantir um possível futuro para as novas gerações, a elas foram dadas as informações, foram permitidas as observações assim como as praticas?
    De discurso, cara pintada, ações isoladas estou cheia. Quero ver mesmo é essa negrada não “cagar” no rio que o sustenta, nele ainda não jogar todas as impurezas resultante de tudo aquilo que foi produzido Para a sobrevivência dos mesmos.
    Enquanto não reaprendermos a aprender tudo isso não passará de uma lembrança. Uma lembrança num tal de um dia Internacional do Meio Ambiente.

Comentários