Eu... Eu não sei o que dizer!


Divulgação

No domingo após preparar as aulas que repassaria aos meus alunos assisti o documentário “Lixo Extraordinário” [que recomendo ver] e percebi o quanto o ser humano é burro, arrogante, egoísta e também frágil, inteligente, capaz e que pode mudar muita coisa.
Os pobres não precisam ser ricos pra viver bem. E os ricos não precisam ser tão ricos e pensar que ser pobre ou menos rico é uma desgraça. É preciso, penso, trabalhar e viver. Viver, dignamente, do seu suor. É suficiente. É bonito. É limpo. É honesto. Claro que todos nós pensamos em conforto, folga financeira. Mas isso não significa que se precise ser monstruosamente rico. Ao ponto de matar os outros só pra ter boa vida.
Eu percebi também que sou um homem do povo – digo que gosto e que quero estar junto do povão – que me faz bem estar perto e trabalhando para as pessoas.
Muitas vezes fico imaginando porque muitas a maioria das pessoas não percebem que podem e deveriam fazer e ser diferente em muitas situações de suas vidas?
Que delas e de suas ações podem resultar melhores ou piores situações para os seus descendentes?
São absurdos que ninguém entende e pouca gente gosta de discutir. Porque é muito mais fácil ser corrupto (remunerado), é muito mais fácil ser omisso e se fazer de cego p’ra muitas situações, ainda mais quando pra isso se tem uma ajuda financeira, digo, quando se é comprado.
Que cidadãos somos ou queremos ser e ou que cidadão você quer que seu filho seja? De que maneira você o está ajudando a ser o que desejo que ela seja?
Quero reafirmar até aqui estive sempre do lado de quem tem seus direitos feridos, que sofre retaliações, como já sofri. Mas ao mesmo tempo me pergunto: de que adiante lutar quase só? Por que me matar pelos outros? Será que vale a pena? E o que os outros realmente pensam que estou ou que estamos fazendo? Será que eles acreditam que podemos fazer e conseguir o que todo mundo acha impossível? Por que as pessoas não leem, não se informam?
São questionamentos que penso saber as respostas e no mesmo instante também não sei as respostas.
Até aqui sigo firme. Mas, sinceramente, não sei se vale a pena... Não quero mudar as pessoas, aliás, nem sei se elas precisam mudar. Acho que precisam ser diferentes. Pensar. Fazer. Melhorar suas vidas. Quando digo melhorar não significa esbanjar poder, bens... Mas tentar fazer suas vidas serem vidas de verdade.
Não sou bom escritor. Nem quero ser filósofo ou coitadinho. Apenas escrevo o que penso; o que vejo. Escrevo o que quero escrever.

Comentários

Postar um comentário